Quer um carro grande para a família? Leia isto antes de comprar

Um carro grande precisa ter porta-malas espaçoso e bastante espaço interno, mas não precisa ser necessariamente uma perua ou SUV.

Para quem tem família com muitos membros ou viaja com frequência, o modelo de carro ideal deve ter bagageiro espaçoso, número maior de assentos e espaço interno amplo e confortável. Resumindo: tem que ser um carro grande. E grande não só no tamanho, mas principalmente no espaço de dentro. Afinal, são mais pessoas e mais bagagens para transportar – e não dá para fazer uma viagem de carro dentro de um veículo apertado e pouco confortável.

Há muito o que levar em conta, então separamos algumas dicas que podem ajudar você no momento de comprar um carro grande para a família. Confira abaixo:

Qual tipo de carro escolher?

Quando falamos em carros grandes, imediatamente lembramos de peruas ou utilitários (esportivos ou tradicionais), pois estes geralmente oferecem comodidade maior, motores potentes e economia no gasto de combustível. Eles são, de fato, boas opções para quem está procurando um carro grande para comprar.

O que muitos não levam em conta é que, talvez, o leque de opções seja maior do que se imagina. Isso porque alguns modelos de sedãs – e até mesmo alguns hatches – podem dar conta do recado e satisfazer famílias grandes, principalmente as que vivem pegando estrada.

Fizemos uma relação de alguns modelos que as concessionárias Sorana, em São Paulo, trabalham em suas lojas:

Hatch

Um carro hatchback pode ser ideal para uma família grande? Sim! O Toyota Prius, por exemplo, tem um dos maiores porta-malas para o segmento, com capacidade total de 445 litros.

Além dele, o Audi A3 Sportback também tem um bagageiro considerado amplo para o segmento de hatch, com 380 litros.


Sedã

Os sedãs geralmente são carros maiores e com espaço interno confortável, por isso mesmo são bastante populares entre famílias. Ao contrário dos carros hatch, que têm o bagageiro acoplado à cabine de passageiros, os sedãs têm a carroceria dividida em três partes: a parte da frente, onde fica o motor; a do meio, onde está o compartimento para passageiros e, atrás, o porta-malas, separado do restante do carro.

Em geral, sedãs médios e grandes costumam trazer bagageiros espaçosos. Veja alguns exemplos:

Toyota Corolla Dynamic – 470 litros

Toyota Camry – 504 litros

Volkswagen Jetta Highline 2.0 – 510 litros

Toyota Etios Sedan Platinum AT – 562 litros

Passat Highline – 586 litros

Station Wagon (SW ou perua)

Conhecidos popularmente como peruas, as station wagon têm como principal característica o seu amplo espaço interno – ideal para grandes famílias. Além disso, o bagageiro também é destaque, o que torna este segmento de veículos como um dos mais adequados também para quem viaja com frequência e precisa levar muita bagagem.

Geralmente, os porta-malas de peruas chamam mais atenção pela profundidade e menos pela altura, e comportam muito bem toda a bagagem da família. Veículos como o Space Cross e o SpaceFox, da Volkswagen, por exemplo, têm bagageiro com tamanho similar ao de sedãs, com capacidade para 440 litros.


Já o Golf Variant tem compartimento de carga de 605 litros – um dos maiores do segmento – e o RS6 Avant, da Audi, 565 litros.


SUV (utilitários esportivos)

A sigla SUV significa Veículos Utilitários Esportivos em inglês. Os carros deste tipo são inspirados em caminhonetes e picapes e têm visual arrojado, com carroceria elevada, pneus grandes, além de muitas vezes trazerem tração nas quatro rodas – o que os permite andar sobre praticamente qualquer terreno.

Como a descrição dos SUV dá a entender, estes são carros de grande porte, com bastante espaço interno. São ideais para famílias grandes – especialmente para aquelas com espírito aventureiro. Alguns modelos, como o Toyota SW4, o Audi Q7 e a nova versão do Tiguan, da Volkswagen, vêm com capacidade para sete passageiros. Mas uma característica comum aos utilitários esportivos é o amplo espaço no bagageiro.


O Toyota RAV4, por exemplo, tem porta-malas para 547 litros. Já os Audi SQ5 tem espaço para 540 litros – enquanto que o Q7 Ambition 3.0 comporta 890 litros. Da Volkswagen, o Touareg tem bagageiro para 520 litros.

o carro ideal